quinta-feira, 16 de abril de 2009

MINISTRO AFIRMA QUE 2009 SERÁ ANO DE INVESTIMENTOS


Superávit

Em Contabilidade, Superávit é o nome genérico que se dá a uma conta de Balanços de entidades sem finalidades econômicas (Direito Privado) ou da Administração pública, que em geral corresponde ao da conta Lucro do exercício, dos Balanços empresariais privados.

Em Administração, Superávit pode ser o excedente resultante da execução orçamentária que aferiu mais ganhos do que gastos. Nesse caso o orçamento é chamado de superavitário e o resultado oposto denomina-se "déficit".

Pela técnica orçamentária pública, o plano deve estar equilibrado. Assim se a princípio as receitas comuns estimadas forem inferiores as despesas comuns fixadas, o orçamento deverá prever formar objetivas de financiar esse déficit, geralmente através de operações de crédito.




BRASÍLIA- SUPERÁVIT E O GOVERNO

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que o governo irá diminuir o esforço fiscal deste ano de 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2,5% do PIB. O superávit primário é a economia realizada pelo governo para o pagamento de juros da dívida pública.



Segundo Mantega, esta redução ocorrerá em parte pela retirada dos investimentos realizados pela Petrobras do cálculo do superávit, o que já diminuiria a meta de 3,8% para 3,3% do PIB. Além disso, o governo está reduzindo em 0,75 ponto porcentual o superávit do governo central (Banco Central, Tesouro Nacional e Previdência Social), que vai passar de 2,15% do PIB para 1,40% do PIB. O esforço de Estados e municípios está sendo reduzido de 0,95% para 0,90% do PIB.



Mantega disse que as mudanças estão ocorrendo para permitir que o governo possa fazer uma política anticíclica em um ano de queda na arrecadação. O ministro disse que a baixa do crescimento econômico no quarto trimestre de 2008 influenciará o resultado de 2009, quando a economia deve crescer menos, o que provocará uma queda na arrecadação federal.



Mantega anunciou também que 2009 será o ano que o governo concentrará todas as ações anticíclicas, como o aumento de investimentos, a realização de desonerações tributárias e a execução do programa habitacional. "Tudo isso diminuirá o espaço fiscal do governo", afirmou durante entrevista coletiva à imprensa.



O ministro disse ainda que o governo espera uma recuperação da economia em 2010, quando o PIB deve voltar a crescer num patamar de 4,5%. Segundo ele, no próximo ano, o governo voltará a fazer o esforço fiscal de 2008 (de 3,8% do PIB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário