sábado, 28 de março de 2009


Entre agosto e outubro de 1992, muitos jovens, principalmente da classe média brasileira tomaram as ruas das principais cidades para exigir o impeachment de Fernando Collor da Presidência da República. Foram fortemente influenciados pela mídia, especialmente a revista Veja e a rede Globo através da minissérie "Anos Rebeldes".


Ficaram conhecidos como caras-pintadas, já que a maioria dos estudantes pintavam a face com as cores da bandeira brasileira (verde, amarelo, branco e azul). O curto período do governo Collor foi marcado por acusações de corrupção por parte da mídia que inclusive o colocara no poder através de muitas manipulações explícitas, além de adotar uma política péssima.

Foi afastado pelo plenário da Câmara dos Deputados após esta autorizar a abertura de processo de impechment no dia 2 de outubro de 1992. Finalmente renunciou ao cargo no dia 29 de dezembro do mesmo ano. Collor foi sucedido pelo então vice-presidente, Itamar Franco, e perdeu por decisão do senado seus direitos políticos até o ano 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário