sexta-feira, 1 de maio de 2009

Mídia. A diferença entre a enchente do MA e de SC

Por Emílio Moreno

Por que a mídia ainda não ‘provocou’ a mesma comoção feita para as vítimas das chuvas em Santa Catarina, em novembro passado, para as vítimas das enchentes no Maranhão?
.
São quase 60 mil atingidos, 12 cidades inundadas, duas rodovias federais – a BR-222 e BR-316 - com trechos destruídos e previsão de que as fortes chuvas continuem.
.
Então o que é preciso para que as principais redes de TV (Globo, Record, Bandeirantes, entre outras), se mobilizem? Longe de voltar aquela velha discussão, de que nordestino é discriminado no resto do País, mas é no mínimo estranho que nada nesse sentido seja feito.
.
É necessário um número X de mortos e desabrigados para ter a presença de estrelas da Globo e da Record pedindo ajuda? A ajuda voluntária só é interessante para determinadas regiões do País? O Exército já anunciou que vai reforçar o número de médicos e enfermeiros para cuidar dos moradores. Mas e nós?
.
Onde estão os grandes medalhões da audiência blogueira para se solidarizarem com as vítimas maranhenses? A mobilização de blogueiros da região, também é importante. Numa rápida busca no twitter, serviço de microblog de sucesso na atualidade, apenas os perfis que distribuem noticiário fazem menção aos 60 mil desabrigados da chuva.
.
E a forma desigual como a mídia tem tratado o Maranhão impressiona. Com as cheias de Santa Catarina, o portal Folha Online, criou uma página especial para a cobertura. O Yahoo também criou um espaço para as notícias sobre Santa Catarina. E para os nordestinos? Ao que parece, 60 mil desabrigados não preocupam muita gente.
.
Ana Maria Braga, Britto Júnior, até a Igreja Universal apelaram por ajuda e donativos para as vítimas de Santa catarina. Chegaram até a visitar o estado. Mas e para o Maranhão?
.
Então por que não mobilizar o País para ajudar o Maranhão? Tudo bem, a gripe suína está nas manchetes e amplamente divulgada na mídia, mas as chuvas no Maranhão não começaram ontem.
Fonte:http://liberdade.blogueisso.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário