sábado, 16 de maio de 2009

LULA EM BUSCA DO ACORDO DE LIVRE COMÉRCIO DO GCC


Comitiva brasileira será recebida pelo rei Abdullah bin Abdulaziz al Saud.Giro internacional do presidente inclui China e Turquia.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou neste sábado (16) a Riad, por volta das 12 horas (horário local) - 6 horas pelo horário de Brasília - para a primeira visita oficial de um chefe de Estado do Brasil à Arábia Saudita. Lula aterrissou ao meio-dia na base aérea da capital e foi direto para o local no qual ficará hospedado até domingo (17), o Palácio de Hóspedes, ex-residência real construída há 90 anos.


O presidente chegou acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, que vestia uma túnica negra, respeitando as tradições muçulmanas do país - e não o xador, o traje feminino típico. Completaram a comitiva os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge; e das Comunicações Sociais, Franklin Martins, além do assessor especial da presidência, Marco Aurélio Garcia.



O primeiro encontro oficial de Lula só acontece à noite, quando o presidente brasileiro receberá, no Palácio de Hóspedes, o secretário-geral do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), Abdul Rahman al Attiya. Na pauta do encontro estão as negociações do acordo de livre comércio do GCC - união regional formada pela Arábia Saudita, o Catar, o Kuwait, os Emirados Árabes Unidos, Omã e o Bahrein. O acordo até aqui enfrenta resistências de companhias do setor petroquímico brasileiro, receosas da concorrência com os árabes.



Em seguida, a comitiva brasileira será recebida pelo rei saudita Abdullah bin Abdulaziz al Saud para um jantar oficial.



Acompanhado de uma delegação de 50 empresários, o governo planeja fechar dois acordos comerciais nas indústrias petrolífera e farmacêutica. O primeiro envolve mineração e será firmado entre a Petrobras e a Modern Chemical (Modern Mining Company). O segundo reúne a brasileira Biomm e a saudita Gabas Global for Biotechnology, que formarão uma joint venture no valor de US$ 100 milhões - dos quais US$ 30 milhões do lado brasileiro - para a produção de insulina humana, transferência de tecnologia e o treinamento de pessoal.



Riad é primeira etapa da um giro internacional que incluirá ainda Pequim, na China, e Istambul e Ancara, na Turquia. O retorno da comitiva ao Brasil está previsto para o próximo sábado ( 23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário